Ir para a informação principal

Projetos 2020

 

remoVER

Este projeto tem como objetivo sinalizar obstáculos no acesso a espaços públicos e à informação física e digital, enquanto sensibiliza e promove a consciencialização da sociedade com vista à eliminação destas barreiras que dificultam a autonomia das pessoas com deficiência visual.

Este projeto é uma reedição de uma outra iniciativa levada a cabo pela ARP no ano de 2019 – o Projeto moVER – tendo acrescentado mais um eixo de atuação aos dois já existentes:

  1. Identificação de barreiras físicas e arquitetónicas que dificultem a utilização de espaços ou serviços públicos e/ou privados de interesse ou utilização pública;
  2. Averiguação da acessibilidade de sítios da internet do Sector Público;
  3. Sensibilização de autarquias e ordens profissionais de modo a prevenir as barreiras à acessibilidade.

Também aqui serão constituídos grupos de consultores informais que convidamos a navegar num sítio da internet e a avaliar a sua experiência, mediante parâmetros referenciados, também estes contemplados na Lei.

Contamos com a sua colaboração para a execução do Projeto remoVER, quer na sugestão de locais e/ou espaços físicos a visitar, quer na sinalização de sítios da internet do Setor Público que considere não estarem acessíveis, quer ainda na integração dos grupos de consultores informais em ações a decorrer entre março e novembro de 2020.

Junte-se a nós! Vamos fazer de Portugal um país mais acessível!

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P..
 

diVERtir +

Este projeto vem dar continuidade à realização de atividades sociais, culturais e desportivas, com a reedição de alguns eventos, mantendo as devidas adaptações e inovação, adaptadas às necessidades das pessoas com deficiência visual, colocando em prática a ideia de Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) que defende o bem-estar físico, psicológico e social.

Estão já previstas as seguintes atividades:

  • Fim de Semana inclusivo;
  • Férias à Vista;
  • VI Encontro da Retina;
  • Caminhada Verde;
  • Outros eventos culturais e desportivos a divulgar.

Venha divertir-se connosco!

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P..
 

viVER

Este projeto centra-se na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual e dos seus cuidadores informais, aumentando, por um lado, a capacitação dos cuidadores e por outro, agindo diretamente sobre os próprios portadores de deficiência.

Para as pessoas com deficiência visual pretende-se proporcionar os meios e as condições para que possam, com autonomia, integrar-se na sociedade, desfrutar da convivência e efetivamente exercerem a cidadania, num processo de construção da igualdade através do acesso aos bens e serviços, como elementos decisivos para uma plena cidadania.

Serão criadas medidas de apoio para os cuidadores informais, nomeadamente a formação de voluntários que assegurem a sua proteção e tenham uma intervenção de apoio nas atividades da vida diária e no acesso aos bens e serviços coletivos.

Serão desenvolvidas ações de capacitação para o cuidador informal e voluntários, para cuidarem com mais confiança e conhecimento sobre as necessidades das pessoas com deficiência visual.

Com este projeto vamos ajudá-lo a viVER melhor!

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P..
 
INR - Instituto Nacional para a Reabilitação