Ir para a informação principal

Departamento Psicossocial

Apoio Psicológico

A consulta de Psicologia Clínica visa o apoio, o aconselhamento e o acompanhamento psicológico das pessoas com patologia visual, bem como, das respetivas famílias.
Temos conhecimento dos comprometimentos das pessoas com deficiência visual na vida quotidiana, das barreiras existentes no mundo da baixa visão, tanto em casa, como na escola e no trabalho ou até mesmo no relacionamento com os outros. Neste cenário, é importante que o psicólogo possa intervir, dinamizando estratégias que permitam reconverter a espiral negativa de baixa autoestima e depressão em competências catalisadoras de autonomia.
O Departamento Psicossocial desenvolve pontualmente iniciativas e projetos que contribuem para a qualidade de vida dos seus associados e de todas as pessoas com deficiência visual, promovendo e estimulando a autoestima.
A realidade em que vivemos deixa transparecer fragilidades sociais no que diz respeito a questões relacionadas com a deficiência. Assim, propomo-nos promover a inclusão e o desenvolvimento de competências, através de um trabalho inovador.
Deste modo, temos vindo a realizar atividades de lazer inclusivas, adaptação do posto escolar ou laboral, apoio ao estudo, formação e empregabilidade, etc.
Importa refletir e trabalhar a inserção das pessoas com baixa visão na comunidade, visto estarmos perante um suporte social inadequado, torna-se relevante notar as necessidades desta franja social, adotando-se uma abordagem atenta e inclusiva. Faz parte desta missão, a promoção da mudança de mentalidades e o bem-estar físico, psíquico e social das pessoas com deficiência visual.

 

Imagem Espaço Fisico ARP

Imagem Espaço Fisico ARP