No passado dia 11 de fevereiro, a Associação de Retinopatia de Portugal esteve no “Fórum Visão em Portugal” organizado pelo Lions Clubs International.
Num debate moderado por Carlos Nunes e Maria João Garcia, ambos elementos da entidade organizadora, foi discutida a problemática da saúde visual, bem como as estratégias e potencialidades dos vários setores profissionais e dos doentes com problemas da visão.
A abertura do Fórum foi dada por Raúl Amado (Gov. DL 115CS), que referiu o destaque que a saúde visual assume na intervenção social que a instituição Lions, tão empenhadamente leva a cabo.
Após a intervenção da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, seguiu-se um painel de oradores constituído por instituições e personalidades com profundos conhecimentos nas suas áreas de atuação, dando lugar a uma discussão sobre temas como a educação e prevenção, as inovações em oftalmologia, o acesso aos cuidados de saúde nos hospitais, o ensino do Braille e a baixa visão e reabilitação, entre outros.
A ARP esteve representada por Nádia Fernandes, ortoptista, com uma vasta experiência nas problemáticas da baixa visão, que apresentou o tema “Deficiência Visual e Reabilitação: Soluções Hoje”, destacando os produtos de apoio existentes para a reabilitação, no campo da deficiência visual, que contribuem para um melhor desempenho de algumas tarefas, nomeadamente de leitura e escrita.
Numa plateia com mais de uma centena de participantes, também os nossos associados estiveram presentes e puderam enriquecer os seus conhecimentos sobre a saúde da visão.