Ir para a informação principal

Bem-vindo

A ARP deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Trabalhamos por si de olhos nos olhos.
 

  • Movimento Bengala Verde

 

A Retina Portugal (ARP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com sede em Lisboa e com especial enfoque nas doenças da retina e outras causadoras de Baixa Visão. Foi fundada em julho de 1997 e, atualmente, conta com mais de 2000 associados, distribuídos por todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas.

A nossa Associação tem como principais objetivos: a promoção da saúde visual; a valorização da qualidade de vida e a inclusão social dos seus associados. Os nossos objetivos assentam no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde – OMS (que defende o bem-estar físico, psíquico e social).

A nossa equipa disponibiliza serviços especializados nas áreas de Oftalmologia, Baixa Visão, Ortóptica, Psicologia e Reabilitação. Além dos serviços clínicos, a ARP também desenvolve atividades formativas, socioculturais, pedagógicas e de educação social, de modo a intervir junto da população, sensibilizando para a temática de questões relacionadas com a saúde visual. A Retina Portugal também presta serviços a não associados numa perspetiva de intervenção alargada, colocando o nosso saber e experiência ao serviço da comunidade.

Somos também, e pretendemos ser cada vez mais, uma entidade abrangente de representação institucional dos cidadãos portadores de patologias visuais, das suas necessidades, ambições e direitos.

Trabalhamos por si de olhos nos olhos!

Movimento Bengala Verde

Sabia que a baixa visão afeta cerca de 590 mil pessoas no nosso país? E que é uma perda de visão que não pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contacto, medicação ou cirurgia?

No dia 13 de dezembro celebrámos o 5.º aniversário da Bengala Verde, um instrumento que permite ver as pessoas com baixa visão e facilita a sua inclusão social e mobilidade.

Veja o vídeo que lançámos, com o apoio da Bayer, para assinalar esta data: