Ir para a informação principal

ARP marca presença na reunião plenária do Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Realizou-se, no passado dia 6 de fevereiro de 2017, o 21º plenário da CMIPD, onde estiveram presentes os representantes das organizações de e para pessoas com deficiência.

A ARP, enquanto membro da comissão, fez-se representar por Paulo Pontes e Cláudia Guerreiro, Presidente da Direção e Secretária da Direção, respetivamente.
Nesta reunião foi possível debater e conhecer melhor o Plano de Acessibilidade Pedonal da cidade de Lisboa, com principal destaque para os semáforos acessíveis, os lugares de estacionamento para as pessoas com deficiência e a existência de um guia de turismo acessível em Lisboa.

Mais informações no site do Plano de Acessibilidade Pedonal.

Foi ainda apresentado o Programa Casa Aberta que está em reformulação e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (Fundação Liga e Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa).
Este Programa tem como objetivos a realização de obras de eliminação de barreiras arquitetónicas em casas municipais e casas particulares. Pretende-se que a pessoa com deficiência possa deslocar-se livremente sem depender de terceiros, contribuindo assim para uma melhoria da sua qualidade de vida e do agregado familiar.
Por último, ficou o compromisso de todas as instituições presentes, em conjunto, assinalarem o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro.