Ir para a informação principal

Projetos 2019

 

moVER

O Projeto moVER é um Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. e tem como objetivo sensibilizar e promover a consciencialização da sociedade com vista à eliminação de barreiras que ponham em causa a autonomia das pessoas com deficiência visual.

Para tal, o Projeto moVER foi criado para abranger dois eixos de atuação.

  • O primeiro eixo é dedicado à identificação de barreiras físicas e arquitetónicas que dificultem a utilização de espaços ou serviços públicos e/ou privados de interesse/utilização pública. Neste sentido, serão selecionados locais e organizadas visitas técnicas por grupos de pessoas com deficiência visual. Durante essa visita são recolhidos e avaliados elementos previamente identificados ao abrigo da legislação em vigor neste âmbito.
  • O segundo eixo de atuação é dedicado à acessibilidade de sítios da Internet do Sector Público. Também aqui serão constituídos grupos de consultores informais que serão convidados a navegar num sítio previamente escolhido e a avaliar a sua experiência, mediante parâmetros indicados, também estes contemplados na Lei.

No final é elaborado um relatório que compila toda a informação recolhida e faz uma reflexão sobre as principais barreiras à autonomia física e digital das pessoas com deficiência visual.

Contamos com a sua colaboração para a execução do Projeto moVER, quer na sugestão de locais e/ou espaços físicos a visitar, quer na sinalização de sítios da Internet do Sector Público que considere não estarem acessível, quer ainda na integração dos grupos de consultores informais em ações a decorrer entre março e novembro de 2019.

Junte-se a nós! Aguardamos a sua colaboração.

 

diVERtir

O Projeto diVERtir é um projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., que visa dar continuidade à promoção de atividades socioculturais e desportivas adaptadas às necessidades das pessoas com deficiência visual, à semelhança do que a ARP-Retina Portugal tem feito nos últimos anos. Pretendemos, com o projeto diVERtir, pôr em prática a ideia de Saúde defendida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) enquanto “bem-estar físico, psicológico e social”.

Para este efeito, durante o ano de 2019, vamos realizar:

  • Quinto Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual;
  • Fim de Semana Inclusivo;
  • Caminhada Verde;
  • Aula de Fitness inclusiva;
  • Outros eventos culturais e desportivos a designar.

Fique atento à sua caixa de correio. Venha diVERtir-se connosco!

 

promoVER

O “promoVER” insere-se na área de empregabilidade e qualificação, Projeto Co-financiado pelo programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P.. Com início a 07/01/2019 e término a 30/12/2019.

Visa contribuir para o aumento da empregabilidade por pessoas com deficiência visual através de:

  • Informar os responsáveis das entidades empregadoras das vantagens e alterações inerentes à contratação de pessoas com deficiência visual e Sensibilizar para as necessidades;
  • Adaptação de postos laborais;
  • Capacitar pessoas com deficiência visual de recursos que os tornem, mais competitivos no mercado de trabalho.

O fator inovador deste projeto encontra-se, na promulgação da legislação que defende a empregabilidade de pessoas com deficiência é a oportunidade ideal para sensibilizar o tecido empresarial e mudar mentalidades, contribuindo para um mercado de trabalho informado e inclusivo. A ARP tem realizado ações idênticas e por isso reconhece a importância de tornar este projeto replicável, e é desejável que o seja pois é impossível que num ano, se chegue a um número significativo de empresas e ou instituições.

 

INR - Instituto Nacional para a Reabilitação