Ir para a informação principal

Consulta Pública – Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2020

Aquisição de Bens e Serviços

Conheça aqui os nossos projetos e apresente a sua proposta, preenchendo o formulário.

031 – remoVER

Este projeto tem como objetivo sinalizar obstáculos ao acesso a espaços públicos e à informação física e digital, enquanto sensibiliza e promove a consciencialização da sociedade com vista à eliminação destes obstáculos que põem em causa a autonomia das pessoas com deficiência visual.

Este projeto é uma reedição de uma outra iniciativa levada a cabo pela ARP no ano de 2019 – o Projeto moVER – tendo acrescentado mais um eixo de atuação aos dois já existentes: (1) identificação de barreiras físicas e arquitetónicas que dificultem a utilização de espaços ou serviços públicos e/ou privados de interesse ou utilização pública; (2) averiguação da acessibilidade de sítios da internet do Setor Público e (3) sensibilização de autarquias e ordens profissionais de modo a prevenir a constituição de barreiras à acessibilidade no futuro.

Também aqui serão constituídos grupos de consultores informais que serão convidados a navegar num sítio previamente escolhido e a avaliar a sua experiência, mediante parâmetros indicados, também estes contemplados na Lei.

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.

Atividades do projeto:

Planificação (1); Avaliação da Acessibilidade Física (2); Avaliação da Acessibilidade Digital (3); Ações de Sensibilização (4); Relatório de avaliação (5).

Conheça aqui os profissionais e serviços que procuramos para o Projeto remoVER e apresente a sua proposta…

(032) – diVERtir +

Este projeto vem dar continuidade a realização de atividades sociais, culturais e desportivas, com a reedição de alguns eventos, mantendo as devidas adaptações e inovação, adaptadas às necessidades das pessoas com deficiência visual, colocando em prática a ideia de Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) que defende o bem-estar físico, psicológico e social.

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.

Atividades do projeto:

Planeamento (1); Fim de Semana Inclusivo (2); Férias à Vista (3); VI Encontro (4); Caminhada Verde (5); Diversas Atividades Culturais e Desportivas (6).

Conheça aqui os profissionais e serviços que procuramos para o Projeto diVERtir e apresente a sua proposta…

(033) – viVER

Este projeto centra-se na alteração da qualidade de vida das pessoas com baixa visão e dos seus cuidadores informais, aumentando a capacitação dos cuidadores informais e agindo diretamente sobre os próprios portadores de deficiência.

Pretende-se proporcionar os meios e as condições para que possam, com autonomia, incluir-se na sociedade, desfrutar da convivência e efetivamente exercerem a cidadania, num processo de construção da igualdade mediante a facilitação do acesso aos bens e serviços, como elementos decisivos para uma cidadania mais plena.

Outro ponto de destaque é o do cuidador informal, criando medidas de apoio que assegurem a sua proteção na procura da qualidade de vida da pessoa cuidada e do cuidador, intervindo nas atividades do quotidiano, que está intimamente relacionado com a realização e supressão das diferentes necessidades destas pessoas diariamente, através da facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos.

Implementação, através do aconselhamento e orientação para o cuidador informal, da capacitação para cuidar com mais confiança e conhecimento sobre as necessidades das pessoas com baixa visão.
Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.

Atividades do projeto:

Planeamento (1); Workshop sobre Baixa Visão (2); Ações de Capacitação dos Cuidadores Informais (3); Ações para Pessoas com Baixa Visão (4); Guia Prático (5).

Conheça aqui os profissionais e serviços que procuramos para o Projeto viVER e apresente a sua proposta…